domingo, 21 de outubro de 2012

"Aprenda a usar o tempo nos aspectos práticos da sua vida - o tempo no sentido cronológico -, mas regresse imediatamente à tomada de consciência do momento presente assim que esses aspectos práticos tiverem sido tratados. Dessa maneira, não haverá acumulação de "tempo psicológico", que consiste na identificação com o passado e na projecção compulsiva contínua do futuro.
O tempo cronológico não serve apenas para marcar uma reunião ou planear uma viagem. Inclui igualmente aprender com o passado, se não quisermos repetir os mesmos erros vezes sem conta. Estabelecer objectivos e trabalhar para os alcançar. Prever o futuro por meio de padrões e de leis (físicas, matemáticas e outras) aprendidas no passado, e tomar as medidas apropriadas com base nas nossas previsões.
Mas mesmo neste caso, na esfera da vida prática, em que não podemos passar sem o passado nem o futuro, o momento presente continua a ser o factor essencial: qualquer ligação do passado torna-se relevante e é aplicada agora. Qualquer planeamento, assim como trabalhar para alcançar determinada meta são feitos agora."

Eckhart Tolle, "O Poder do Agora"

3 comentários:

  1. Também li este livro. Quando comecei a meditar, isso de estar no momento presente passou a ser uma realidade para mim, cada vez mais realidade à medida que eu mais meditava. É como se os pensamentos se arrumassem. Passas a arranjar depressa solução para os teus conflitos interiores e escusas de estar a matutar uma infinidade de tempo na mesma coisa. Remoer é algo que progressivamente deixas de fazer. Torna-se mais fácil ficar imersa no momento presente. Como se meditação proporcionasse mais meditação. E consegues meditar, por exemplo, quando vês uma peça de teatro e submerges nela, esquecendo-te de que existe um mundo diferente daquele ao qual tu pertences... e até podemos meditar sempre que fizermos isso que Eckhart Tolle aqui propõe, mesmo que não se pratique meditação propriamente dita. :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca pratiquei meditação propriamente dita mas também já reparei que existem várias formas de atingir o mesmo fim.:)

    ResponderEliminar
  3. Basta fazeres algo de que gostes muito, que te tire da realidade, isso é meditação! :) Gostei muito deste livro, vai dando notícias das tuas leituras! ;)

    ResponderEliminar