terça-feira, 10 de julho de 2012

"Às vezes penso: este povo é bem intencionado, mas ignorante; procederia melhor se soubesse como proceder; porque hei-de eu sujeitar os meus vizinhos ao incómodo de me tratarem diferentemente do que é sua intenção? Mas depois penso: não há motivos para eu proceder como eles procedem ou para consentir que outros sofram tormentos maiores, se bem que de outra espécie. E digo também muitas vezes de mim para mim: quando muitos milhões de homens, sem violência, sem má vontade, sem qualquer proveito pessoal, te pedem uns escassos xelins, sem qualquer possibilidade, nas actuais circunstâncias, de alterarem tal exigência, e sem tu, por teu lado, teres qualquer possibilidade de apelar para outros milhões de homens, de que te serve expores-te à rudeza duma força tão inelutável? Ao frio, à fome, aos ventos e às ondas, nunca opões uma obstinação tão grande; nunca opões resistência a toda uma série de necessidades similares. Não colocas a cabeça em cima de uma fogueira... É que, na medida em que não considero essa força completamente bruta, mas sim parcialmente humana, e porque considero que estou relacionado com esses milhões como estou com muitos outros milhões de homens e não com seres brutos ou inanimados, acredito que lhes resta a possibilidade de requererem o auxílio, primeiramente, com a maior urgência, do Criador, e em segundo lugar, o auxílio dos outros. No caso de eu colocar deliberadamente a cabeça no fogo, não se justifica que depois me queixe do fogo ou de quem o criou; deverei, sim, queixar-me de mim próprio. Se eu estivesse convencido de que tenho o direito de estar satisfeito com os homens, tais como eles são, e de com eles lidar de acordo com esse facto e não de acordo com as minhas exigência ou com a ideia que faço do que eles e eu devemos ser, seria, como os bons muçulmanos e os fatalistas, obrigado a contentar-me com as coisas, tal como elas são, dizendo que Deus assim o quer. E, além do mais, entre resistir a esta e a outra força natural inteiramente bruta, há uma importante diferença: a esta, posso efectivamente opor resistência. Pelo contrário, não me é possível, como a Orfeu, mudar a natureza das pedras, das árvores e dos animais.
Não é meu desejo travar combate com qualquer homem ou nação. Não desejo fazer distinções miudinhas, usar de grande rigor, colocar-me na posição de superior ao meu vizinho. Posso até dizer que faço esforços para me conformar com as leis desta terra."

Henry David Thoreau, "A Desobediência Civil"

2 comentários: